ISSN 2177-2312
Iniciamos esta edição com o artigo de capa de Christopher Gaffney que analisa criticamente o contexto atual da cidade do Rio de Janeiro – marcado pela consolidação do planejamento estratégico enquanto matriz das políticas de gestão urbana – partindo do debate sobre gentrificação.
Paulo Roberto Soares problematiza a forma como vem se desenvolvendo a política de institucionalização das regiões metropolitanas no Brasil após a Constituição de 1988.
Rosa Liliana de Simone discute as transformações urbanas ocorridas na capital chilena ao longo das últimas décadas, através das dinâmicas associadas à implantação de Shopping Center e à evolução desta tipologia comercial na cidade.
Magda Holan Yu Chang desenvolve um exercício de reflexão teórica sobre as rupturas ocorridas após a crise mundial deflagrada em 2008 a fim de compreender a estruturação do capitalismo mundial.
O ensaio dessa edição traz o resultado do primeiro concurso de fotografia do Núcleo de Estudos e Pesquisas Audiovisuais em Geografia do Colégio Pedro II – Campus Realengo, tradicional instituição pública de ensino da cidade do Rio de Janeiro fundada 1837 e reconhecida nacionalmente pela sua qualidade. O ensaio teve como tema a mobilidade urbana no Rio de Janeiro.
Os autores, professores e pesquisadores do Observatório das Metrópoles, refletem sobre as manifestações públicas ocorridas em diversas cidades do país em 2013 e sobre as suas possibilidades de desdobramento ou continuidade.