nº 15 ano 4 | Dezembro 2013
Ensaio

Maravilhoso Caos

Por Núcleo de Estudos e Pesquisas Audiovisuais em Geografia (NEPAG)

Em meados de 2012 os alunos que compõe o Núcleo de Estudos e Pesquisas Audiovisuais em Geografia (NEPAG) do Colégio Pedro II Campus Realengo II escolheram o foco das nossas pesquisas em 2013 a partir da seguinte pergunta: Quais são os maiores problemas do Rio de Janeiro atualmente? A mobilidade urbana foi prontamente indicada por quase todos os alunos do Ensino Médio e Fundamental. O ano de 2013 mostrou que a escolha foi acertada, pois existe um interesse crescente da sociedade sobre o tema.

Em vez de produzirmos um filme como no projeto anterior sobre o Quilombo São José, decidimos dar uma abordagem pedagógica transmídia ao tema. Além da produção do documentário Maravilhoso Caos, trabalhamos com a criação de jogos, podcast, artigos científicos, contos, quadrinhos e fotos. No decorrer do projeto, o “I Concurso de Fotografia do NEPAG” buscou aproximar o projeto e a comunidade escolar e premiou as quatro melhores fotografias que retratassem situações comuns ao trânsito do Rio.

A partir das fotos vencedoras, mas não só delas, o ensaio que se segue foi composto. Alunos, ex-alunos, funcionários e professores refletiram sobre o tema de dentro dos carros, ônibus, estações, nas calçadas e através das janelas. São imagens que despertam uma reflexão sobre a mobilidade de nossa cidade. O ensaio transita entre o que se move e não se move, e abre caminhos para a reflexão sobre o constante fluxo pelo espaço geográfico.

As fotos vencedoras do“I Concurso de Fotografia do NEPAG” foram respectivamente: Hora do rush de Pedro Monteiro; Banco de trás de Mariana Saguias; Irresponsabilidade carioca de Rodolfo Mattos e Pés x Rodas de Yuri Schaider.

Maravilhoso Caos
Núcleo de Estudos e Pesquisas Audiovisuais em Geografia (NEPAG)
o NEPAG pertence ao Colégio Pedro II – Campus Realengo, tradicional instituição pública de ensino da cidade do Rio de Janeiro fundada 1837 e reconhecida nacionalmente pela sua qualidade. É coordenado por Yan Navarro.