nº 2 ano 1 | Setembro 2010
Matéria de Capa

Os Mega-Eventos na Cidade:

Imagética Social, Política Econômica e Governança Urbana

Por João Seixas

Os resultados da última enquete do Observatório das Metrópoles mostram que existem importantes dúvidas em como os grandes eventos poderão efetivamente qualificar as cidades e a condição urbana dos seus habitantes. A partir desses resultados o pesquisador da Universidade de Lisboa, João Seixas, faz uma reflexão sobre análises críticas levantadas por diversos estudos acadêmicos e independentes que têm sido produzidos recentemente, apontando algumas condições para que os Mega-projetos possam resultar numa efetiva qualificação das cidades onde estes se desenvolvem.

Em seu artigo, João Seixas discute questões como a reconfiguração das políticas urbanas, governança e a imagética como potenciais ganhos advindos da realização de Mega Projetos. No entanto, o autor aponta para a necssidade de regeneração prévia ou paralela das estruturas sócio-políticas, de governança e de consciencialização cívica da cidade, entre outras condições, para a realização das potencialidades de regeneração urbana por intermédio de Mega-eventos.

Os Mega-Eventos na Cidade:
João Seixas
Doutor em Geografia Urbana pela Universidad Autónoma de Barcelona, Mestre em Urban Planning pela London School of Economics and Political Science. Professor do Instituto de Ciências Sociais (ICS), Universidade de Lisboa.