nº 49 ano 13 | Junho 2022
Matéria de Capa

As cidades dos galpões:

dinâmica e contradições da urbanização logística

Por Nelson Diniz e Pedro Paulo Gonçalves

Este artigo é dedicado à reflexão sobre o impulso dado pelo e-commerce à criação de centros de distribuição e condomínios logísticos em diferentes cidades do Brasil. Tendo como suporte e material empírico dados e informações extraídos de reportagens sobre as “cidades dos galpões”, realizamos uma discussão inicial sobre um tema da maior relevância para o debate urbano e metropolitano contemporâneo: o advento de formas espaciais e processos sociais que podem ser explorados a partir de noções emergentes, tais como “urbanização logística”, “cidades logísticas” e “urbanismo de plataforma”. Como se verá, nossas principais contribuições são definições, ainda que provisórias, e problematizações a respeito dessas noções. Além disso, ao analisar os dados e informações mencionados, chamamos a atenção para os impactos e contradições da urbanização logística nos mercados imobiliário e de trabalho brasileiros.

Palavras-chave: Urbanização logística; Cidades logísticas; Urbanismo de plataforma; Trabalho; Moradia.

As cidades dos galpões:
Nelson Diniz
nelsondiniz@hotmail.com
é doutor e mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e graduado em Geografia (FFP/UERJ). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Metrópole, Estado e Capital - INCT Observatório das Metrópoles e professor da Educação Básica e da licenciatura em Geografia do Colégio Pedro II (Rio de Janeiro).
Pedro Paulo Gonçalves
pedropbg@gmail.com
é mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ), graduado em Sociologia (Unitau) e em Relações Internacionais (PUC Minas). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Metrópole, Estado e Capital - INCT Observatório das Metrópoles.