Matéria de Capa
Desenvolvimento Regional Desigual
Por Jamie Peck, Luísa Sobral (tradução) e Hipólita Siqueira (supervisão)
Um conceito fundante na Economia Política Geográfica e um fato recorrente da vida, o desenvolvimento regional desigual refere-se não apenas à desigualdade geográfica, mas também à interdependência mútua do crescimento e declínio localizados, relações de exploração entre regiões centrais e periféricas, posições conjunturalmente específicas nas divisões espaciais do trabalho e modos de des/conexão a cadeias globais de valor qualitativamente diferenciadas. As origens do conceito de desenvolvimento desigual podem ser traçadas até a teoria política de Leon Trotsky. Após algumas décadas no esquecimento, o conceito foi redescoberto e adaptado por geógrafos marxianos, os quais chamaram atenção para seu papel imprescindível (porém, longe de ser singular ou previsível) no desenvolvimento capitalista. O reconhecimento do desenvolvimento regional desigual, teórica e empiricamente, adquiriu, de diversas formas, um status quase canônico no campo pluralista da geografia econômica, tendo inclusive ganhado um lugar mais restrito na geografia econômica ortodoxa.
Palavras-chave:
Capital; Capitalismo; Desenvolvimento econômico; Geografia econômica; Economia; Emprego e desemprego; Geografia industrial; Corporação multinacional; Geografia radical; Desenvolvimento regional; Geografia regional; Regionalismo; Reestruturação.
Jamie Peck
jamie.peck@geog.ubc.ca
é um dos mais influentes geógrafos da atualidade, professor titular do Departamento de Geografia da University of British Columbia (UBC), cujas contribuições há décadas vêm ajudando a moldar o debate intelectual transversal à Geografia Humana, especialmente na área da Geografia Econômica Política. Sua obra inclui importantes reflexões sobre a dinâmica da neoliberalização e a mobilidade de práticas políticas, bem como as transformações econômicas da governança urbana e das regulações sobre o mercado de trabalho. Atualmente, ele tem trabalhado na construção de projetos de pesquisa sobre o desenvolvimento desigual e combinado. Seus livros mais recentes incluem Doreen Massey: critical dialogues (2018), Offshore: exploring the worlds of global outsourcing ( 2017) e Fast policy: experimental statecraft at the thresholds of neoliberalism, com Nik Theodore (2015).
Luísa Sobral (tradução)
lusobralc@gmail.com
é mestranda no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, assessora técnica na Secretaria de Estado do Planejamento do estado do Piauí e está concluindo sua dissertação sobre o tema Desenvolvimento Desigual e Combinado a partir da região do Matopiba. Ela faz parte do corpo de editores desta revista e do grupo de pesquisa Espaço e Poder, também no IPPUR. Também é revisora e tradutora.
Hipólita Siqueira (supervisão)
hipolitaufrj@gmail.com
é economista e pesquisadora da área de estudos urbanos e regionais.