nº 43 ano 11 | Dezembro 2020
Especial

Mais-Valias em Trier

Por Paul Melo e Castro

Trier é uma pequena cidade na periferia da Alemanha situada geográfica e historicamente no centro da Europa. Facilmente acessível a partir das grandes cidades nacionais e dos países circunjacentes, Trier tem se beneficiado do boom em miniférias urbanas, com uma oferta baseada em momentos-chave do seu passado inscritos em seu patrimônio arquitetônico: sua história de capital de província do império romano, de centro religioso do Sacro Império Romano-Germânico, de cidade natal de Karl Marx, sem esquecer sua localização no centro de uma importante região vinícola ao longo do Rio Mosela.

Passei uma temporada em Trier no verão de 2019, que coincidiu com a época alta de turismo. Encontrei-me numa situação em que, sem ser exatamente turista, me via como um forasteiro numa cidade desconhecida que procurava explorar. Este texto busca refletir sobre as relações entre turismo e cidade: o que fazemos exatamente quando fazemos turismo? Como é que a cidade se oferece ao turista como uma série de experiências espetacularizadas e colecionáveis? De que maneira são ligados o olhar do turista e o olhar do fotógrafo, dada a forte influência recíproca do turismo e da fotografia em seus respectivos desenvolvimentos?

Mais-Valias em Trier
Paul Melo e Castro
paul.castro@glasgow.ac.uk
é professor de estudos lusófonos e literatura comparada na Universidade de Glasgow. Desenvolve pesquisa sobre a representação de espaços urbanos na literatura, cinema e fotografia.