nº 40 ano 11 | Março 2020
Ensaio

[P]roduzido no Brasil

Por Igor Matheus Santana Chaves e Gabriel Machado Araujo

O ensaio [P]roduzido no Brasil se transfigura na paisagem produzida a partir do debate sobre desigualdade socioambiental e espacial na metrópole paulista, do qual fazem parte desse cenário a precarização das moradias e as ocupações irregulares desenvolvidas a partir de um problemático processo de urbanização em conjunto com uma insuficiente aplicação das políticas de habitação na realidade brasileira.

Para um melhor entendimento sobre o tema, Denaldi e Ferrara (2018) nos apresentam que a desigualdade ambiental se traduz na disputa pelo acesso à terra em um contexto de urbanização capitalista, sob uma crescente valorização imobiliária e concentração da propriedade privada combinadas a um histórico de produção e acesso desigual às infraestruturas da cidade. Portanto, trata-se de uma segregação socioespacial produzida pela dinâmica do mercado de terras, que prevalece sobre as normas jurídicas e consequentemente em desigualdades ambientais.

[P]roduzido no Brasil
Igor Matheus Santana Chaves
igu_santana@hotmail.com
possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Sorocaba (2016) e mestre em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (2019). Atualmente, é pesquisador do temático “Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face à variabilidade climática” (FAPESP 2015/03804-9).
Gabriel Machado Araujo
gmachado140@gmail.com
é graduando em Ciências e Humanidades, Filosofia e Planejamento Territorial pela Universidade Federal do ABC. Atualmente, é pesquisador do temático “Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face à variabilidade climática” (FAPESP 2015/03804-9).