nº 40 ano 11 | Março 2020
Entrevista

Trajetória e acaso: o arquiteto que subiu a Rocinha

Com Fernanda Petrus e Thais Velasco

Luiz Carlos Toledo é arquiteto e urbanista, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1966), tem mestrado (2002) e doutorado (2008) em teoria da arquitetura pela mesma instituição. Atuante na área do urbanismo e da habitação de interesse social, participou de etapas históricas do planejamento urbano no Brasil e atuou junto de outros profissionais de extrema importância na construção das cidades modernas brasileiras. É reconhecido pela sua dedicação em projetos de arquitetura e urbanismo, também pela generosidade com as pessoas. Hoje, Toledo acumula em seu currículo a passagem por diversos projetos significativos e de impacto social, confirmando sua trajetória e o acaso que o levou a ter um olhar sensível refletido em sua produção técnica e acadêmica. Nesta entrevista, ele fala sobre essa sua trajetória, desde a influência do pai, também arquiteto, passando por sua vasta experiência profissional no planejamento urbano e na arquitetura, até a última de suas aventuras, a criação da Casa de Estudos Urbanos. Além do registro dessa longa e riquíssima trajetória, destaca-se nesta entrevista um valioso relato sobre sua atuação na Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.

Trajetória e acaso: o arquiteto que subiu a Rocinha
Fernanda Petrus
fernandapetrus@gmail.com
possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (2015) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Urbanismo (2019) pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo (Prourb/ UFRJ). Integra o grupo de pesquisa Direito à Cidade e Habitação da Rede Observatório das Metrópoles.
Thais Velasco
thaisvelasco.arq@gmail.com
é arquiteta e urbanista, graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP (2008). É mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ (2018). É editora da e-metropolis e integra o grupo de pesquisa Habitação e Cidade da Rede Observatório das Metrópoles.