-
Tweets
Cidades (in)visíveis
Por Alice Saute Leitão, Gabriela Luiza Viana Mendes, Silvia Cristina dos Reis e Thais de Almeida Gonçalves
O ensaio traz a estética da fragmentação urbana, a partir da qual se propõe um olhar crítico sobre as cidades. Expõe-se, dessa forma, os contrastes urbanos e seus efeitos socioespaciais no município de São João del-Rei (MG) e arredores.
Resultado de um trabalho apresentado à disciplina “Transdisciplinaridade, ArteCiência e Articulação dos Saberes”, do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), este ensaio faz parte de uma instalação da II Mostra Vestígios, exposição coletiva que ocorreu entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro de 2017.
A ideia de fragmentação urbana está associada aos efeitos socioespaciais da globalização, bem como aos demais fatores que refletem a estrutura social do fenômeno urbano. O modelo atual de capitalismo tem exigido novas formas de produção e apropriação do espaço. Assim, Cidades (In)visíveis não apenas questiona as descontinuidades que foram ocasionadas por essas novas formas de produção, reprodução e apropriação das cidades, como também tenta extrair desse espaço a poética da fragmentação ao capturar detalhes que rompem com a continuidade do tecido urbano.