nº 36 ano 10 | Março 2019
Matéria de Capa

Metrópole e economia urbana na Amazônia:

olhando Belém na perspectiva da Teoria dos Circuitos

Por Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior e Gabriel Carvalho da Silva Leite

Com base na teoria dos circuitos da economia urbana de Milton Santos, o artigo visualiza na realidade metropolitana de Belém os três circuitos propostos pelo autor. Nesse sentido, recorreu-se a uma exaustiva pesquisa bibliográfica que considerou a seleção qualitativa de teses e dissertações, fruto de estudos sobre o tema e a realidade empírica em foco, inventariadas no âmbito da produção acadêmica brasileira. Tal esforço permitiu reconhecer, por meio de dados secundários sistematizados por aquelas pesquisas, elementos e particularidades dos três circuitos presentes na estrutura urbana belenense. Finalmente, ressaltam-se as respectivas importâncias e espacialidades dos três circuitos como produto, condição e meio para a dinâmica urbana e a configuração metropolitana atual.

Palavras-chave: Teoria dos circuitos; Economia urbana; Milton Santos; Espaço metropolitano; Belém.

Metrópole e economia urbana na Amazônia:
Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior
stclair@ufpa.br
é geógrafo, bacharel em Direito, professor titular do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Gabriel Carvalho da Silva Leite
gabrielcarvalholeite16@gmail.com
é geógrafo, mestrando em Planejamento do Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da Universidade Federal do Pará (UFPA).