nº 34 ano 9 | Setembro 2018
Matéria de Capa

Curitiba/Brasil e Tucumán/Argentina:

dinâmicas metropolitanas comparadas

Por Olga Lúcia Castreghini de Freitas-Firkowski e Madianita Nunes da Silva

O artigo apresenta resultados da pesquisa comparada entre as metrópoles de Curitiba, no Brasil e Tucumán, na Argentina, com objetivo de compreender como processos gerais e homogeneizantes se particularizam em metrópoles com posições semelhantes nas redes urbanas de seus respectivos países. Para fazê-lo, duas dimensões foram priorizadas: a produção dos espaços de moradia e as estratégias de implantação de um setor específico da economia urbana, relacionado às redes de varejo e aos shopping centers. A escolha dessas dimensões justifica-se por entender que ambas explicitam dinâmicas importantes para a apreensão das características atuais da metropolização, tais como as relações do local com outras escalas espaciais e as lógicas presentes na produção e reestruturação do espaço metropolitano na presente fase do capitalismo.

Palavras-chave: Dinâmica metropolitana; Metrópole secundária; Produção de espaços de moradia; Redes de varejo e shopping center; Curitiba e Tucumán.

Curitiba/Brasil e Tucumán/Argentina:
Olga Lúcia Castreghini de Freitas-Firkowski
olgafirk@gmail.com
é professora do Departamento de Geografia da UFPR e dos Programas de Pós Graduação em Geografia e em Planejamento Urbano – UFPR. Pesquisadora CNPq e doutora em Geografia (USP, 2001).
Madianita Nunes da Silva
madianita@gmail.com
é professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano – UFPR. Doutora em Geografia (UFPR, 2012).