nº 25 ano 7 | Junho 2016
Artigo

Rio de Janeiro:

Impactos territoriais e o ajuste espacial na cidade olímpica

Por Orlando Alves dos Santos Junior e Patrícia Ramos Novaes

RESUMO

Argumenta-se, neste artigo, que estão em curso diversas mudanças na cidade do Rio de Janeiro, que caminham em direção ao que pode ser caracterizada como uma urbanização neoliberal. Em particular, deve-se considerar o contexto da preparação da cidade do Rio de Janeiro para receber dois megaeventos esportivos, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Neste contexto, discute-se a hipótese da ocorrência de processos de gentrificação em algumas áreas da cidade do Rio de Janeiro, especialmente na área do porto, no bairro da Barra da Tijuca e na Zona Sul.

Palavras-chave: Urbanização neoliberal; Megaeventos esportivos; Conflitos urbanos; Gentrificação.

ABSTRACT

This article argues that the various changes the city of Rio de Janeiro encompass in the recent period, walking toward what can be characterized as a neoliberal urbanization, are involving a process of creative destruction of urban structures, institutional arrangements and management regulations of urban space. In particular, it considers the process of preparation of the city to receive two sports mega events, the World Cup 2014 and the Olympic Games in 2016. In this context, we discuss the hypothesis of the occurrence of gentrification processes in some city areas of Rio de Janeiro, especially in the Port area, in the neighborhood of Barra da Tijuca and in the South zone.

Keywords: Neoliberal urbanization; Sport mega-events; Urban conflicts; Gentrification.

Orlando Alves dos Santos Junior
orlando.santosjr@gmail.com
é sociólogo, doutor em planejamento urbano e regional, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, pesquisador da rede Observatório das Metrópoles.
Patrícia Ramos Novaes
patricia.r.novaes@gmail.com
é assistente social, doutoranda em planejamento urbano e regional (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), pesquisadora da rede Observatório das Metrópoles.