nº 21 ano 6 | Junho 2015
Ensaio

Fotografando a experiência na cidade

Por Laboratório de Estudos sobre Cidades, Culturas Contemporâneas e Urbanidades (LECCUR/UFPB)

Esse ensaio fotográfico foi produzido especialmente para a revista e-metropolis a partir da seleção de fotografias feitas por pedestres em 2014 em diversos bairros da cidade de João Pessoa–PB. Tais imagens fazem parte de um trabalho colaborativo desenvolvido entre o Laboratório de Estudos sobre Cidades, Culturas Contemporâneas e Urbanidades (LECCUR/UFPB) e participantes voluntários que realizam seus trajetos cotidianos a pé ou com auxílio do transporte público.

A realidade da cidade contemporânea nos coloca diante de questões cada vez mais complexas e mostra a necessidade de apreender novas formas de sentir e entender a multiplicidade dos seus espaços. Logo, o caminhar, além de ser uma parte inevitável da nossa vida, também é um modo de experimentar a cidade, de vivenciá-la, sentir seus ritmos, cheiros, permitindo uma outra percepção do entorno cotidiano.

Este ensaio busca contribuir com a reflexão sobre a importância da experiência urbana e dos novos modos de apreensão da cidade contemporânea, uma vez que explora a visão do pedestre acerca do espaço urbano que vem sendo produzido pelas atuais gestões públicas. Através do recurso fotográfico, buscamos articular o uso de imagens com narrativas visuais com o intuito de compreender os sentidos produzidos pelos pedestres acerca das suas experiências cotidianas. Para tanto, os participantes receberam uma câmera fotográfica descartável e foi solicitado que tirassem fotos que retratassem suas experiências e registrassem seus percursos diários.

As imagens desse ensaio foram orientadas pelas seguintes categorias: insegurança, desconforto, proteção, convívio e surpresa.

Tais imagens são fragmentos que revelam problemas importantes observados no cotidiano da cidade, bem como o descaso do poder público frente às exigências qualitativas condizentes com um espaço bem equipado, acessível e confortável, colocando o pedestre em situação de desvantagem. Contudo, as imagens também descortinam um pedestre em constante adaptação ao mundo contemporâneo, que em meio aos obstáculos do dia a dia consegue buscar alternativas de superação e expressar, através da fotografia, aspectos que passam muitas vezes despercebidos, mas que são indispensáveis no entendimento dos acontecimentos inerentes à vida e ao convívio na cidade.

Fotografando a experiência na cidade
Laboratório de Estudos sobre Cidades, Culturas Contemporâneas e Urbanidades (LECCUR/UFPB)
Coordenação de Marcela Dimenstein.