nº 20 ano 6 | Março 2015
Ensaio

Palácio Gustavo Capanema na empatia da foto

Por Daniel Ferrentini

Os arquitetos Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Carlos Azevedo Leão, Jorge Moreira, Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcelos no período de 1937 a 1943 realizaram um marco na arquitetura modernista no Brasil e no mundo.O Palácio Gustavo Capanema (Edifício do Ministério da Educação e da Saúde), construído sob consultoria de Le Cobursier, localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro, na Rua da Imprensa, 16, apresenta-se com seus característicos pilotis, suas janelas em fita, seus jardins suspensos projetados por Burle Max, seus painéis e azulejos de Cândido Portinari, suas esculturas de Bruno Giorgi, Celso Antônio e Alfredo Ceschiatti e telas de Guignard e Pancetti. Centro das atenções em seu entorno, a edificação inspirou a produção do presente trabalho fotográfico. A intensão do recorte apresentado nas fotos é de relacionar a matemática áurea encontrada nas obras modernistas à fotografia de pequeno formato, seja analógica capitada pelo filme 135 mm ou em sua equivalência no sensor digital Full-frame. Na verdade, o número áureo é 1,618... e se dividirmos o retângulo fotográfico de pequeno formato (36mm ÷ 24mm) encontraremos o valor de 1,5. Nesse formato fotográfico o valor numérico apresentado no filme ou no sensor digital é um valor aproximado, mas visualmente o retângulo fotográfico pode proporcionar uma sensação semelhante ao conforto visual encontrado no tão estudado retângulo áureo. Com isso, o plano de fundo da imagem fotográfica é tanto um elemento arquitetônico quanto um elemento de empatia alinhado no retângulo fotográfico. A linha de empatia à qual me refiro é a construção, com maior clareza, de uma fotografia de maneira tal que a leitura da foto seja sugerida da forma simples de se compreender. Além disso, essa empatia possivelmente proporciona uma porta de entrada a novos elementos que podem ou não ser inseridos na construção da foto. Logo, podemos fotografar obras de extrema complexidade e captar fotograficamente suas características visando um maior entendimento de todos. O significado da palavra fotografia é Escrita da Luz e o que proponho é escrever de forma clara e coesa mesmo que o objeto fotografado traga elementos complexos.

Palácio Gustavo Capanema na empatia da foto
Daniel Ferrentini
é jornalista, especialista em fotografia pela Universidade Candido Mendes e mestrando em arquitetura e urbanismo na Universidade Federal Fluminense. Professor no curso de graduação em comunicação social da Universidade Estácio de Sá e no curso de fotografia no Senac-RJ.