nº 18 ano 5 | Setembro 2014
Resenha

Um passeio discursivo pela cidade brasileira: uma perspectiva sobre a construção dos saberes e dos olhares

Por Fernanda Luzia Lunkes

Uma pesquisa filiada à análise de discurso francesa coloca em suspenso efeitos de sentidos de evidências que circulam nas práticas discursivas e, ao mesmo tempo, situa alguns dos processos que possibilitam tais produções de evidências. Ao colocar em questão, a Análise de Discurso, a partir de seus dispositivos teórico-analíticos, traz à cena a opacificação do dizer, o que está em jogo nos processos de construção de determinados efeitos de sentidos e outros que sofrem processos de silenciamento (ORLANDI, 2002). Sem desconsiderar, entretanto, que a “ideologia é um ritual com falhas” (ORLANDI, 2010) e que são muitas as tensões que compõem os rituais discursivos em uma determinada formação social.

A obra de Carolina P. Fedatto é resultado de sua pesquisa de doutorado, premiada como melhor tese na área de Letras e Linguística de 2012 pela Capes, e demonstra o percurso de uma pesquisadora inquieta com os saberes e os sentidos que se produzem na constituição do espaço urbano e do sujeito. Saberes produzidos no e sobre o espaço urbano, para e no sujeito que habita e circula por este espaço. Sua pesquisa de mestrado já se debruçou sobre questões referentes ao sujeito, à língua e à cidade, e teve como objetivo principal situar os modos de significação do sujeito na cidade.

Nesta obra, articulando História das Ideias, Linguísticas e Análise de Discurso francesa, a autora situa o(s) saber(es) da e sobre a cidade. Tal empreendimento resulta em um percurso às voltas com a construção cotidiana deste saber, nos diferentes contornos que as formulações assumem historicamente. Para tanto, é vasto e complexo o corpus com o qual se construiu a pesquisa: romances, crônicas, cartões-postais, fotografias, cartas argumentativas, leis, decisões, documentos historiográficos, relatos, descrições, planos de governo, artigos de jornal etc.

Um passeio discursivo pela cidade brasileira: uma perspectiva sobre  a construção dos saberes e dos olhares
Fernanda Luzia Lunkes
é doutora em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense –UFF. É tutora no curso de Letras da Universidade Federal Fluminense e Integra os Grupos de Pesquisa: Teoria do Discurso e Discurso, historicidade e subjetividade.