nº 13 ano 4 | Junho 2013
Entrevista

A ciência e a cidade: entrevista com Christian Topalov

Com Michael Chetry

Christian Topalov é sociólogo e diretor de estudos na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS). Durante a primeira parte de sua carreira acadêmica, ele atrelou intimamente trabalho intelectual e engajamento político, contribuindo nesse período para o desenvolvimento da sociologia urbana marxista francesa, da qual ele ainda é um representante reconhecido na América Latina. Desde o fim dos anos 80, ele trabalha com a história das políticas de reforma urbana e social, a sociologia das ciências sociais relacionada com as questões urbanas. Sua obra, que se inscreve em uma postura reflexiva, representa uma abordagem original interrogando em particular a construção histórica das categorias e os objetos da sociologia nas suas relações com a ação.

Christian Topalov recebeu-nos com amabilidade em sua casa em Paris para retraçar a sua trajetória, intelectual e pessoal, que o levou a refletir sobre a sua própria prática científica e sobre as relações entre o mundo acadêmico e a sociedade. Com este testemunho, a revista e-metropolis deseja divulgar no campo da pesquisa urbana brasileira as reflexões de um intelectual, cuja obra nos traz a necessidade de tomarmos consciência de mantermos uma distância crítica em relação a nossos objetos de investigação.

A ciência e a cidade: entrevista com Christian Topalov
Michael Chetry
é pesquisador do Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ). Possui doutorado em Geografia e Planejamento Urbano pela Université Jean Moulin - Lyon 3 (França) e mestrado em Planejamento Urbano pela Institut d’Urbanisme de Lyon (2004).