nº 12 ano 4 | Março 2013
Especial

Perlenga Cangaço

Por Grupo de Pesquisa Modernidade e Cultura (GPMC) – IPPUR/UFRJ

No ano de 2009, a partir da trajetória de investigações realizadas no âmbito do multidisciplinar Grupo de Pesquisa Modernidade e Cultura do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tornou-se de fundamental importância apropriar-se da realização cinematográfica como um meio de constituição de saberes. Naquela ocasião, o grupo já havia se debruçado na investigação acerca das representações de Nordeste na cinematografia brasileira, analisando uma diversa filmografia expressiva em relação às disputas e constituição dessas representações que variam desde o cinema mudo da década de 20 aos filmes da Retomada.

Nesta perspectiva, o Grupo de Pesquisa Modernidade e Cultura concebeu “Perlenga Cangaço”, um filme-ensaio que diz cangaço a partir dos entendimentos derridianos de termos como rastro, origem e verdade, com os quais o grupo vem trabalhando há alguns anos. Em 2010, após obter o apoio do Ministério da Cultura1 teve início essa produção fílmica, concluída no começo de 2012.

Perlenga Cangaço
Grupo de Pesquisa Modernidade e Cultura (GPMC) – IPPUR/UFRJ
é coordenado pelo Prof. Dr. Frederico Guilherme Bandeira de Araujo, constitui-se em um grupo interdisciplinar, pluritemático, voltado ao desenvolvimento de atividades de investigação, sistematização e difusão de saberes nas áreas que lhe são afins.